sábado, 28 de julho de 2007




SAÚDE MENTAL

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), podemos definir Saúde como “estado de equilíbrio e completo bem-estar físico, mental e social”, portanto o ser saudável implica em estar bem consigo mesmo e com o próximo dentro de uma perspectiva global, já que vivemos em sociedade. Mas muitas vezes algo acontece e este estado de saúde pode ser modificado, causando um desconforto em alguma de suas áreas. Geralmente quando estamos com alguma dor física, procuramos um médico para nos consultar, mas quando temos um problema de ordem emocional, ou psicológica, relutamos bastante em pedirmos ajuda. Isto porque ainda temos muito preconceito com os profissionais da área de saúde mental. Mas não precisamos estar com uma doença seríssima para irmos procurar o médico no hospital, mas deixamos para procurar ajuda para uma dificuldade psicológica quando esta já afeta diversas áreas de nossa vida.
Muitas vezes a dificuldade em procurar ajuda profissional está no fato de conhecermos muito pouco sobre as chamadas especialidades na área de saúde mental. Temos, atuando neste campo, alguns tipos diferentes de profissionais, e seria bom esclarecer a diferença entre eles:

1) Psiquiatra: este é o médico especializado em saúde mental, ele tem formação médica com uma especialização em psiquiatria. É ele, e somente ele que pode prescrever medicação para seus pacientes. Nenhum outro especialista da área tem este direito.

2) Psicólogo: é o profissional que estudou psicologia, estudando teorias e terapias acerca do comportamento e desenvolvimento humano. Somente ele pode fazer e aplicar testes psicológicos usados nas famosas seleções e recrutamentos para emprego. Ele tem várias áreas de atuação dependendo de sua especialização e de experiência profissional. O mais comum é o psicólogo clínico, que orienta terapias em consultório, hospitais e centros de saúde, ONG´S (Organizações Não Governamentais) e comunidades. Temos também psicólogos atuando nas mais diversas áreas, como a Escolar, Hospitalar, Jurídica, Esportes, Organizacional, etc.

3) Psicopedagogo: tem como foco de trabalho o processo de aprendizagem, diferente da psicologia que trabalha com o comportamento, emoções e afetividade, a psicopedagogia se detém nas funções mentais.

4) Psicoterapeuta: é o profissional que pode ter formação tanto em psicologia quanto em psiquiatria, porém com uma especialização que os permite exercer esta função. Geralmente todo psicólogo clínico é psicoterapeuta.

5) Psicanalista: a psicanálise é outra ciência que é diferente das anteriores. Ele é um profissional de curso superior que fez formação em psicanálise num dos vários centros de estudos espalhados pelo Brasil e no mundo, além dele mesmo ter, obrigatoriamente que se submeter a análise para poder atuar como psicanalista.

Todos, de uma forma geral, podem trabalhar em conjunto para que a pessoa possa superar a dificuldade que está passando naquele momento, basta somente que exista a compreensão de que cada área tem a suas características e que podem (e devem) se ajudar. E também devemos prestar atenção na qualidade do profissional que estamos confiando algo tão precioso como são as nossas emoções, afetos e a nossa mente, para podermos melhorar e não ficarmos mais confusos e insatisfeitos. E assim, só quem têm a ganhar é o ser humano.

terça-feira, 24 de julho de 2007

SER FELIZ


“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado
Algumas vezes”, mas não esqueço de que minha vida é maior
A maior empresa do mundo. E que posso evitar que
Ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de
Todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se
Tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de
Encontrar um oásis no recôndito de sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem de ouvir um “não”.
É ter segurança pra receber uma crítica, mesmo que
Injusta
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou
Construir um castelo...”

Fernando Pessoa

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Vida!!!!

"Sou uma espécie de pássaro encantado que não aceita gaiolas nem qualquer tipo de prisão. Minha mágica está justamente no bater de asas, que se douram pertinho do sol e o meu maior prazer é ir e vir quando o coração -- minha única bússola -- pede." (autor desconhecido)

Vida.... Hoje fui convidada para dar uma palavra na Rádio Comunidade, acerca do tema bastante polêmico: "Aborto"! Curiosamente fiquei pensando num tema contrário : Vida!!!
Hoje se fala o tempo todo de "qualidade de vida", mas o que seria uma vida com qualidade???
A psicologia define o homem de diversas maneiras, incicialmente veremos um homem profundamente "Hedonista". Hedonismo vem do grego hedoné, que significa prazer. Doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral. Só por esta definição, observamos o quanto temos de hedonistas, não é????
Estamos sempre buscando o prazer e nos distânciamos da dor... Isso nos leva a várias possibilidades de comportamentos, não é mesmo?? Pense nas diversas atitudes que tomamos nessa busca... Quantas loucuras fizemos, banhos de chuva, paixões repentinas, farras, sorvete, pipoca, cinema, músicas..... Uma infinidade de coisas que nos fazem sentir que estamos vivos!!!!
Muitas vezes tomamos, inclusive, o caminho oposto... Por medo de sofrer, terminamos nos afastando de todas as coisas que podem ser boas. Muitos relacionamentos terminam de forma dolorosa e nos trazem muito sofrimentos. Mas isso não é desculpa para que nós nos afastemos de todas as outras possibilidades de sermos felizes!!!!
VIVA!!!!!
E, como dizia a canção: "VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ!!!"....

terça-feira, 17 de julho de 2007

Começando...


"... Podemos subtrair-nos a ignorância, podemos encontrar-nos como criaturas excelentes, inteligentes e hábeis. Podemos aprender a voar!!"

(Bach, 1970, p. 37-46)
Esse blog destina se a todos que, de alguma forma ou de outra, trabalham, acompanham e estudam esse ser tão fascinante que é o Ser Humano. E, quando dizemos Humano, nos referimos a todos os gêneros, sexos, raças, idades,... enfim, a multiplicidade que é o Humano. O ponto mais avançado na escala do desenvolvimento, nos apresenta como uma rede intrigada de sentimentos e ações, que por mais que buscemos o entendimento, sempre nos surpreenderá.
Através de um ponto de vista psicológico, estamos nos propondo em debater acerca de idéias, comportamentos e observações em relação a vida humana através de uma ótica psicológica, não deixando de lado a filosofia e as demais ciências que podem nos dar uma maior amplitude do nosso objeto de estudo.
Também observaremos esse homem no meio em que vive, com suas relações e questões que, por acaso, possam surgir...
Partindo dessa introdução, logo iniciaremos com artigos e temas variados, buscando sempre interagir com os leitores.