sábado, 28 de julho de 2007




SAÚDE MENTAL

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), podemos definir Saúde como “estado de equilíbrio e completo bem-estar físico, mental e social”, portanto o ser saudável implica em estar bem consigo mesmo e com o próximo dentro de uma perspectiva global, já que vivemos em sociedade. Mas muitas vezes algo acontece e este estado de saúde pode ser modificado, causando um desconforto em alguma de suas áreas. Geralmente quando estamos com alguma dor física, procuramos um médico para nos consultar, mas quando temos um problema de ordem emocional, ou psicológica, relutamos bastante em pedirmos ajuda. Isto porque ainda temos muito preconceito com os profissionais da área de saúde mental. Mas não precisamos estar com uma doença seríssima para irmos procurar o médico no hospital, mas deixamos para procurar ajuda para uma dificuldade psicológica quando esta já afeta diversas áreas de nossa vida.
Muitas vezes a dificuldade em procurar ajuda profissional está no fato de conhecermos muito pouco sobre as chamadas especialidades na área de saúde mental. Temos, atuando neste campo, alguns tipos diferentes de profissionais, e seria bom esclarecer a diferença entre eles:

1) Psiquiatra: este é o médico especializado em saúde mental, ele tem formação médica com uma especialização em psiquiatria. É ele, e somente ele que pode prescrever medicação para seus pacientes. Nenhum outro especialista da área tem este direito.

2) Psicólogo: é o profissional que estudou psicologia, estudando teorias e terapias acerca do comportamento e desenvolvimento humano. Somente ele pode fazer e aplicar testes psicológicos usados nas famosas seleções e recrutamentos para emprego. Ele tem várias áreas de atuação dependendo de sua especialização e de experiência profissional. O mais comum é o psicólogo clínico, que orienta terapias em consultório, hospitais e centros de saúde, ONG´S (Organizações Não Governamentais) e comunidades. Temos também psicólogos atuando nas mais diversas áreas, como a Escolar, Hospitalar, Jurídica, Esportes, Organizacional, etc.

3) Psicopedagogo: tem como foco de trabalho o processo de aprendizagem, diferente da psicologia que trabalha com o comportamento, emoções e afetividade, a psicopedagogia se detém nas funções mentais.

4) Psicoterapeuta: é o profissional que pode ter formação tanto em psicologia quanto em psiquiatria, porém com uma especialização que os permite exercer esta função. Geralmente todo psicólogo clínico é psicoterapeuta.

5) Psicanalista: a psicanálise é outra ciência que é diferente das anteriores. Ele é um profissional de curso superior que fez formação em psicanálise num dos vários centros de estudos espalhados pelo Brasil e no mundo, além dele mesmo ter, obrigatoriamente que se submeter a análise para poder atuar como psicanalista.

Todos, de uma forma geral, podem trabalhar em conjunto para que a pessoa possa superar a dificuldade que está passando naquele momento, basta somente que exista a compreensão de que cada área tem a suas características e que podem (e devem) se ajudar. E também devemos prestar atenção na qualidade do profissional que estamos confiando algo tão precioso como são as nossas emoções, afetos e a nossa mente, para podermos melhorar e não ficarmos mais confusos e insatisfeitos. E assim, só quem têm a ganhar é o ser humano.

22 comentários:

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

A principio os blog´s surgiram como uma ferramenta de diversão, porém existe pessoas como você que democratizam o acesso a informação... As vezes muita gente se confunde com as atribuições desses profissionais. Acredito que o preconceito e a falta de informação estão matando varias pessoas da chamada doença do milênio a “depressão” que na maioria das vezes não aceita o fato de estar doente!


parabens...

PAULINHA disse...

EU ACHEI SUPER INTERRESANTE! EU ACHO QUE É DISSO MESMO QUE O POVO PRECISA: SAÚDE MENTAL!!!!
UM ABRAÇÃO, QUANDO QUISSER É SÓ APARECER!!!!

Cláudio Roberto Rizzih disse...

muito fodaaaaaaaaaa teu blog
vo ate favoritar
aaaaaaamei
;***

Anônimo disse...

Oi! tudo bem?

Muito bom o seu blog, continue assim...

tenha um ótimo domingo,

Beijos!

Juliana Farias disse...

Eu pensei em fazer Psicologia... mas preferi a loucura que a sanidade.
Faço Jornalismo.
rsrss

Bom blog... spo que eu tenho raiva de psicólogos de rh... hunf!

ninguém merece!

bjus

Mr. Rickes disse...

Realmente o preconceito ainda atrapalha muito o nosso dia-a-dia.
Mas parece que com o passar dotempo e a renovação das mentes, estamos + sugestionados a perder esse defeito que vem de fabrica.
Dentro de varias profissões, que eu tenho duvida em qual seguir, psicologo é uma que me atrai muito.
Adorei o post.
Parabéns!

Rê Silbat disse...

Muito legal... É uma pena que tanta gente não se dê conta de que saúde mental é muito importante para se manter a física...
Já passei por isso.. E graças a meus pais, que perceberam o problema, tive tratamento e tal...
De lá pra cá, muita coisa melhorou... muita mesmo..

Belo blog.. :)

;*

R Lima disse...

Obrigado pela passagem lá pelo blog e fica à vontade sim em linkar aqui... sinto-me lisonjeado..


[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

No Gogó disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
No Gogó disse...

Verônica, o seu blog é bastante interessante, principalmente para admiradores, estudantes e curiosos da psicologia, mas so gostaria de fazer uma correção pra que fique perfeito. Em sua descrição você colocou "desevolveu". Desculpa pela ousadia mas achei necessário.
Visita o nosso blog tambem e deixe sua opniao. O blog music No gogó agradece.


http://www.nogogo.blogspot.com

Lety pagb disse...

oiiii morrew ...seu blog muito fofo ...ahazow ,tiop bem interessante seu post...caramba voce eh pisicologa ,adorrow psicologos eles saum taum glamourohsos ...

Anônimo disse...

muito bom essa explicação sobre as profissões aqui, muita gente confunde.

Arthurius Maximus disse...

Discordo um pouco de vc. A principal dificuldade em procurar ajuda especializada é o fato de que psicólogos cobram altos valores para a realidade de 90% da população e de que não há convênio médico para essas áreas, exceto a psquiatria. E, nem sempre, remédio dão o resultado esperado.

reflexões disse...

Arthurius Maximus , talvez este seja uma visão equivocada, pois a maioria dos profissionais q conheço buscam negociar o valor das sessões sim, e inclusive existem alguns psicologos q atendem por instituições públicas, ainda são poucos p a demanda.

Anônimo disse...

Adorei seu blog, faz um ano que faço terapia com uma Psicanalista e sempre me interessei pela área.
Parabéns

Anônimo disse...

Conforme essa definição, existe algum brasileiro saudável??? onde???

Macaco Primata disse...

o foda é q segundo o senso comum, todos os profissionais citados acima, são considerados: médicos de louco


:D


suahuhsahusa

Gilberto Silva disse...

divulgue esse endereço, pois o blog ficou muito bom!!!

Pouco de mim disse...

interessante saber essas informações sobre a mente humana. Os ramos que estudam, as fuñções e tal.
Ja fui a psicologos nao tem nada demais e bom. O problema e que é caro ainda bem que o plano paga
otimo blog

Climão Tahiti disse...

Apesar de precisar muito de todos, não tenho dinheiro pra ser doente mental. =/

Só se for internado em clínicas do governo... E dá-lhe choque =p

Luidi disse...

como sou bem do popular, confesso que sabia que havia diferenças entre estes profissionais, mas não sabia quais eram estas diferenças!

blog informativo é sempre legal, principalmente pq os mais famosos são os que são cheios de bobagens.

abraço!

[caroneiro.blogspot.com]