quinta-feira, 8 de novembro de 2007

BELEZA





Olá pessoal, sei que meus últimos posts estavam ficando muito grandes, mas acredito que me empolguei um pouco.....

Hoje resolvi falar de um tema muito atual, que inclusive, vêm sendo temas de discussão em diversos meios: BELEZA!!!


Na verdade é mais um "desabafo" particular.... Sempre fui gordinha!!! E, por esse motivo, sempre ouvi minha família e todos falando que eu deveria emagrecer, que uma pessoa gorda é muito feia. Eu cresci acreditando que eu era feia, já que era gorda!!!! Só quem passa por isso sabe o quanto é dificil ser criança dessa forma. Ninguém chegou para mim falando que eu deveria cuidar da minha saúde, tomar cuidado com alimentação já que toda a minha família tinha grandes problemas cardíacos e de diabetes, e o excesso de peso só ajudaria a aparecer essas doenças mais cedo.... Não, em momento algum me lembro de alguém ter me falado isso.


Esse fato favoreceu que eu me tornasse uma adolescente com uma baixa auto-estima, apesar de ter emagrecido, e por força da genética, me tornei uma adolescente alvo de muitos olhares... Mas só EU não via!!! Sempre fui falante, comunicativa, porém me achando mais inteligente que bonita, na verdade NÃO me achava bonita de forma alguma. Passei a adolescencia e parte da juventude na maior agonia de emagrecer....me tornar magra, desejada, aceita por uma sociedade que valorisa o magro, trazendo um padrão de beleza bastante distante da realidade é, no mínimo, angustiante!!!


É muito triste quando observamos o quanto um padrão de beleza está influênciando nossa sociedade, lendo a coluna de Gilberto Dimenstein, observamos o quanto as pessoas estão fanáticas por um padrão de beleza, onde para ser bonito temos quer magros, altos, loiros e lindos. Algo muito próximo aos padrões da boneca Barbie e seu companheiro Ken!!!



Humanamente impossível ser assim!!! Já foi comprovado que as medidas da Barbie não podem existir, proporcionalmente ao ser humano!



O mais interessante é que os padrões de beleza mudou muito através dos tempos, na idade média as mulheres eram consideradas bonitas se fossem "cheinhas", milhares de artistas retratam as mulheres"gordinhas", cheias de curvas.


Para mim foi mais fácil com o passar do tempo (e muita terapia), me sentir bonita e estar bem comigo mesma. Hoje sei ainda tenho muito que melhorar, mas em relação á estética, que me aceitem como sou!!!!!!

E espero ajudar várias meninas que passam ou passaram pela mesma situação a se sentirem melhor consigo mesmas....




ABAIXO À DITADURA DA BELEZA, TODAS PODEMOS SER LINDAS E MARAVILHOSAS DESDE QUE COM UMA SAÚDE PERFEITA!!!!!!!





10 comentários:

Johnny M. disse...

Eu me amarrava naquelas gurias do comercial da Dove, acho - não tenho certeza se o produto era esse. Creio que os homens se prendam ao padrão estético de uma Barbie. Eu e a maioria dos homens não gostamos de mulhere anoréxicas, raquiticas, mas sim de curvas. As mulheres entram nessa neura de emagrecer ao extremo por uma disputa com outras mulheres, não por causa dos homens.
beijos

Anônimo disse...

O mais triste, é assistir a essas meninas se matando de anorexia e bulimia apenas para serem algo que nunca serão. O biotipo do brasileiro não é adequado aos padrões estéticos atuais. Tirando, é claro, o pessoal descendente de alemães e nórdicos.
A valorização da beleza real, mesmo a física, é muito melhor do que babar por mulheres de "plástico" e que devem comparecer ao "mecânico" a cada dez anos para revisão. (rs)

Moscas pela Casa disse...

É bem complicado ser diferente numa sociedade que impõe padrões a serem seguidos e que discrimina os que nao os seguem. A beleza está nos olhos de quem vê. mas além disso está em cada um de nós. Entretanto, questiono-me se é realmente tao essencial assim ser belo? uma vez que beleza trata-se de algo efemero e banal. Talves nao seja essencial... mas apenas aconselhavel que siga-se as normas imposta pela sociedade e noa me refero soh a estetica. Porém nao devemos esquecer que "Corpos perfeitos" e acefalos nada mais são do que bonecos(as) inflaveis ou manequins! Adorei o texto e tb adorei as fotos... e quando vc encontrar alguem na rua... "Olhe bem de Perto" se esta pessoa eh realmente bela!

Morgana disse...

adorei o post!!
eu sou totalmente o contrário!!eu sou mto magrinha e não consigo engordar mesmo comendo um montãão!!=]
mas pra mim, até que é uma vantagem pois assim, eu posso comer tudo que desejo..
mas claro sempre sem exagerar!
mas vc tem razão, a anorexia é um grande problema que deve ser resolvido!!meninas morrem pela vontade de emagreçer e isso não vale a pena!!
beijo!!

blog disse...

Nesses tempos atuais, as coisas caminham em direção duvidosa. Valoriza-se, claro, o que é esteticamente aceito em detrimento do que é saudável. DE quem é a responsabilidade? Não interessa, na verdade. Sentir-se bem ainda é o melhor remédio, mas, para isso, é necessário conscientização do que se é o do que representa para as pessoas que realmente importam.
Padrão é tirania em qualquer nível.
Sentir-se feliz ainda é a melhor vingança.

c disse...

Belo post.
Eu também sempre fui gordinha, e sempre queria emagrecer, pq assim eu iria ser mais bonita.

Hoje o ser humano valoriza mais a estética do que o que a pessoa realmente é.Uma pena isso, ainda bem que não ligo mais pros meus quilinhos, há quem goste... rsrsrss



beijos

César Schuler disse...

como disse o Johnny, eu também gosto daquela campanha pela 'real beleza' nas propagandas da Dove

Unknown disse...

Eh amiga, sei o que eh padecer por ser gordinha, emagreci 20 kg, mas nao posso negar a felicidade de vc caber nas roupas que voce quer e poder escolher a vontade o modelito!

E a alegria de voce passar na frente de uma contrucao e te chamarem de gostosa? Ser bela tambem exige sacrificios, assim como tudo na vida, mas nao concordo com esta ditadura da magreza, quando a beleza esta a frente dos valores morais e da inteligencia.

Blog da Paty Alegria disse...

Oie!
Muito bom os seus posts viu?!
Parábens!
Bjos e fica com Deus
qd quiser pode me visitar
http://patylicious.zip.net

Thais G. disse...

É ISSO AÍ VERONICA!