sexta-feira, 26 de outubro de 2007

AUTISMO

O que é ser Autista??? Você com certeza já deve ter ouvido esse termo em algum lugar. Muitos filmes falam do autista, um dos mais famosos foi "Ray-man", onde Tom Cruise descobre que tem um irmão autista (Dustin Roffman). Ele faz descobertas fascinantes sobre o irmão com o passar do filme, mas também aprende mais sobre como lidar com as diferenças e com o próprio ser humano.
Finalmente, o que será esse grande mistério da mente humana, que conhecemos como o nome de "autismo"?
O autismo é uma alteração cerebral uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afeta seu convivio social. O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento que manifesta-se antes dos 3 anos de idade, e é mais comum em meninos que em meninas e não necessáriamente é acompanhado de retardo mental pois existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala intactas. A palavra "autismo", atualmente pode ser associada a diversas síndromes, o que aumenta a possibilidade do autista ser considerado portador de deficiência mental. É um transtorno que ultrapassa as barreiras geográficas e sociais, pois ocorre em diversas áreas do mundo e classes sociais. Infelizmente não existe, ainda uma causa determinada, o que o faz ser alvo de estudos em diversos países.
Os sintomas variam amplamente e manifestam-se de diversas formas, variando do mais leve ao mais alto comprometimento. Em cooperação internacional, os especialistas concordaram em usar alguns critérios de comportamento para diagnosticar o autismo. Atualmente há duas publicações que descrevem os sintomas que levam ao diagnóstico da pessoa autista. Uma é o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-IV), da Associação Psiquiátrica Americana ; e a outra é a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), publicada pela Organização Mundial de Saúde.
O que é?
É uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Características comuns
*Não estabelece contado com os olhos
*Parece surdo
*Pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente isso é completamente interrompido sem retorno.
*Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros *Ataca e fere outras pessoas mesmo que não exista motivos para isso
*É inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas.
*Ao invés de explorar o ambiente e as novidades restringe-se e fixa-se em poucas coisas. *Apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se
*Cheira ou lambe os brinquedos
*Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente.

Muitas vezes o início é normal, quando bebê estabelece contato visual, agarra um dedo, olha na direção de onde vem uma voz e até sorri. Contudo, outras crianças apresentam desde o início as manifestações do autismo. A mais simples troca de afeto é muito difícil, como, por exemplo, o próprio olhar nos olhos que é uma das primeiras formas de estabelecimento de contato afetivo. Toda manifestação de afeto é ignorada, os abraços são simplesmente permitidos mas não correspondidos. Não há manifestações de desagrado quando os pais saem ou alegria quando volta para casa. As crianças com autismo levam mais tempo para aprenderem o que os outros sentem ou pensam, como, por exemplo, saber que a outra pessoa está satisfeita porque deu um sorriso ou pela sua expressão ou gesticulação. Além da dificuldade de interação social, comportamentos agressivos são comuns especialmente quando estão em ambientes estranhos ou quando se sentem frustradas.
Os pais são os primeiros a notar algo diferente nas crianças com autismo. O bebê desde o nascimento pode mostrar-se indiferente a estimulação por pessoas ou brinquedos, focando sua atenção prolongadamente por determinados itens. Por outro lado certas crianças começam com um desenvolvimento normal nos primeiros meses para repentinamente transformar o comportamento em isolado. Contudo, podem se passar anos antes que a família perceba que há algo errado. Nessas ocasiões os parentes e amigos muitas vezes reforçam a idéia de que não há nada errado, dizendo que cada criança tem seu próprio jeito. Infelizmente isso atrasa o início de uma educação especial, pois quanto antes se inicia o tratamento, melhor é o resultado.Não há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnosticar o autismo. Assim o diagnóstico deve feito clinicamente, pela entrevista e histórico do paciente, sempre sendo diferenciado de surdez, problemas neurológicos e retardo mental. Uma vez feito o diagnóstico a criança deve ser encaminhada para um profissional especializado em autismo, este se encarregará de confirmar ou negar o diagnóstico. Apesar do diagnóstico do autismo não poder ser confirmado por exames as doenças que se assemelham ao autismo podem. Assim vários testes e exames podem ser realizados com a finalidade de descartar os outros diagnósticos. Dentre vários critérios de diagnóstico três não podem faltar: poucas ou limitadas manifestações sociais, habilidades de comunicação não desenvolvidas, comportamentos, interesses e atividades repetitivos. Esses sintomas devem aparecer antes dos três anos de idade.
Ainda não existe um tratamento adequado ainda especificamente para o autismo, o prognóstico irá depender da dedicação dos profissionais que irão tratar dele, bem como a participação da família em todo o processo.
Vários são os sites que se encontra na internet sobre autismo, alguns são bastantes interessantes, vc pode dar uma olhada e escolher as diversas informações.

13 comentários:

Thais G. disse...

Ai, já fazia um tempinho que esperava por esse post. Porque na verdade eu sabia muito pouco sobre o assunto Eu havia votado nele na enquete passada e ele foi bastante esclarecedor.

abraços Vê!
Boa semana!

c disse...

Convivi bem de perto com crianças autistas. É muito complicada a convivência com eles, mas o amor, a paciência e acompanhamento facilitam bastante.

Bom post

●• мαя√ïŋ • disse...

vi seu blog numa comu do orkut e entrei..
simplesmentente magnifico!
adorei o template e principalmente o conteudo!
e sempre quis saber sobre o autismo, sua postagem me esclareu mta coisa!
abraços.. continue assim

Anônimo disse...

Muito interessante,parabéns pela materia,pelo post,muito bem escrito e informativo.

Eu sabia pouco sobre ( para não dizer nada),eu nunca convivi com alguma criança autista,so tinha visto mesmo,no filme ,Rain Man,que no qual você citou,e tem também um filme,do leonardo de carpio sobre o assunto,eu não to lembrando o nome,mas foi o filme que lançou o Ator.

òtimo texto,parabéns novamente,concerteza voltarei mais vezes aqui.

abraço !

young vapire luke lestat disse...

Olá tostaria que vc me esclareça uma questão da qual não encontrei resposta em nenhum livro.
O autista normalmente, não aparenta emoção e ignora todos ao seu redor correto?
Só que eu conheci 3 autistas. Por ser sou músico, conheci o primeiro um fazendo show, o primeiro foi um tecladista maravilhoso chamado Giacomo que tinha 27 anos e só travava ampla comunicação com o pai.
Depois Marck um garoto de 13 anos que passeava com a mãe em um parque aqui próximo da minha casa.
E finalmente a terceira é uma menina de 8 anos que não se relaciona com ninguém a não ser com sua mãe esta ultima é minha vizinha.
Para ser sincero com você era muito ignorante a respeito do assunto autismo.
Quando travei conhecimento com estas 3 pessoas com idades tão diferentes entre si.
Não notei a presença da enfermidade.
Pôs todo foram gentis e amistosos para comigo, causando estranheza aos seus reesposáveis.
Isso tem alguma explicação científica?
Caso possa responder ficarei grato.


[]s L.Sakssida

Anônimo disse...

Muito legal encontrar seu blog!!!

Sou estudante de psicologia, e amo de paixão td o que diz respeito a Psi!!!

Não sei se é algo muito comum, mas fui a um local que trabalha com crianças autistas e Down, e uma das professoras me apresentou um menino. Ele disse que já me conhecia, mas eu nunca o tinha visto, então ele apertou minha mão, ficou me olhando e não queria me soltar. Antes de ir em bora, ela me disse que ele é autista. Foi uma experiência surpreendente para mim, e mt feliz!!

Fique a vontade para me visitar quando puder: wwww.karynemlira.com

Anônimo disse...

Tbm. já convivi com crianças autistas... achei bem complicado pois não sabia como reagir em determinadas situações, mas quando descobri que a paciência e o carinho são fundamentais, tudo passou a ser mais fácil.

Anônimo disse...

Bastante interessante e esclarecedor.

Anônimo disse...

Posso me atrever a uma sugestão?
Achei um tema tão interessante e tão bem abordado por você. Não seria interessante ma continuação abordando os tipos de autismo (ou níveis não sei como dizer ao certo). Ouvi dizer que Einstein e outros gênios da humanidade eram "autistas funcionais". Isso procede?

Um abraço.

Anônimo disse...

É um assunto bastante delicado, mas com os seus esclarecimentos, acho que muita gente vai ficar aliviada!!

www.ooohay.wordpress.com

Zanfa disse...

Bah, muito interessante o blog.

O importante mesmo é sempre lembrar que não importa a doença ou condição em que a criança estar, ela sempre vai depender do amor incondicional da família.

Abraços!

Anônimo disse...

Já comentei nesse post, mas o assunto é deveras importante!

www.ooohay.wordpress.com

young vapire luke lestat disse...

Já comentei , deixando uma pergunta e Vc, não deu retorno...
Estou visitando um núcleo de autistatas aqui em Göttigen.
E os médico não encotraram nada para explicar minha dúvida...
Apenas continua a me relacionar bem com eles.
[]s L.Sakssida