quinta-feira, 13 de setembro de 2007

DEPRESSÃO

Dando continuidade aos post sobre saúde mental, trago hoje uma reflexão a respeito da "Depressão", que é algo muito comum em relação em pessoas que sofrem da Síndrome do Pânico.
Muito se fala sobre ela, frequentemente ouvimos alguém se referindo a ela como uma expressão do sentimento e falam coisas como :"estou muito deprimido hoje", "você está deprimido", "cuidado para não entrar em depressão...", "faço (ou não consigo fazer isso) por que estou muito deprimido..", e por aí vai a "lista" de queixas em que nos reportamos ao termo "depressão". Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
  • Perda de energia ou interesse
  • Humor deprimido
  • Dificuldade de concentração
  • Alterações do apetite e sono
  • Lentificação das atividades físicas e mentais
  • Sentimento de pesar e fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Além desses, outros sintomas podem vir associados ao temperamento e comportamento do depressivo, tipo:

  • Pessimismo
  • Dificuldade de tomar decisões
  • Dificuldade para começar suas tarefas
  • irritabilidade ou impaciência
  • inquietação
  • achar que não vale a pena viver, vontade de morrer
  • chorar à-toa
  • dificuldade para chorar
  • sensação que não vai melhorar, perda de esperança
  • dificuldade para terminar as coisas que começou
  • sentimento de pena de si mesmo
  • persistência de sentimentos negativos
  • queixas frequentes
  • sentimentos de culpa sem justificativa
  • Boca ressecada, constipação, alterações de peso exagerado, insônia, perda do desejo sexual

Para afirmarmos que a pessoa está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que a pessoa está deprimida.


* esse texto foi adaptado do Psicosite , onde você terá mais informação sobre a doença.

19 comentários:

. disse...

Certa vez li na bíblia que o dinheiro é a causa de todos os males, ou seja, o capital proporcionará grande males a humanidade. Através dessa frase podemos imaginar o quanto as pessoas buscam mais acumular capital, e neste mundo que todos servem a este sistema infelizmente torna-se alienados e sozinhos no mundo tão grande. A ganância individual tem causado muita frustração e ocasionado o aparecimento de grande síndromes como a depressão que chega a matar pessoas em todo mundo. Não aqui dizer que a única causa da depressão é por questões financeiras, mais acredito que na maioria são por conseqüências da busca por capital que isola pessoas de sentimentos.

Anônimo disse...

Nossa, tive um flash back danado de bom.. eheh
O pior de tudo é não saber de onde surgiu a depressão, aquela sensação de estar perdido no mundo sem saber por onde começar.

Péssimo, mas também, enriquecedor, pois depois de uma fase dessas, você acaba descobrindo coisas sobre você que fazem uma baita diferença nos dias atuais.

Parabéns pelos posts. Eles mostram bem como é ter pânico e depressão.

Beijos e bom final de semana.

Thais G. disse...

Amiga, hoje em dia a depressão é o que chamam mesmo de mal-do-século.
Acho que os relacionamento "plastificados", a solidão das pessoas mesmo estando em contato com outras é um dos casos mais frequentes de depressão de uns tempos pra cá.

Adorei mais uma vez o post, e acho que é de grande relevância, Vê.

Grande bj amiga!

Lucas disse...

Muito bom esse tema, estudei depressao ha pouco tempo, o principal problema e q os depressivos costumam enxergar um problema com dimensoes absurdamente maiores, e e ae q os medicamentos atuam, fazem c q essas pessoas vejam q nd e taum exagerado cm elas pensam...
bom blog...
visite o meu: www.oapanhador.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá!
mto interessante seu blog...
o meu fala mais da minha vida...
mas... teve uma época em ki eo passei por uma leve depressão...
foi uma coisa bem difícil...
tinha vontade de morrer...
se bem ki hj naum eh mto diferente...
eo sou meio negativa...
talvez isso faça parte de mim...
mas, enfim...
seu blog eh mto interessante...
bjoO!!

ComputerDicas disse...

Muito bom, bem informativo.É o famoso MAL-DO-SÉCULO.

R Lima disse...

Como sempre um aparato como esse é soberano.. e ver tal descrição me lembra invariavelmente momentos singulares.

Só quem já os viveu reconhece semelhanças em sua escrita...

Bjs e bom domingo moça,



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Unknown disse...

Mas essa sensação depressiva as vezes extravasa sentimentos positivos, é como se eu me sentisse vivo enquanto dói. Claro que eu não tenho depressao, eu sinto depressao como vc falou, o que é normal nao?

Enfim, sempre me interessei pro psicologia e vou ler mais alguns posts, parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Gostei muito Blog!! Tenho muito interesse pelo assunto da psicologia em geral.

Bom... Qd criança eu tive depressão, não sei se é normal, se toda criança tem, mas lembro que era bem ruim, chorar o tempo todo, pensamentos ruins na cabeça... E na adolecência...

O interessante é que acabei de colocar um post no meu blog sobre Bipolaridade, gostaria e vc fosse lá ver, um comentário de uma psicóloga seria interessante sobre o assunto!!

ABrAçO!!

young vapire luke lestat disse...

Muito oportuno seu poste .
gostei muito ...

parabéns


[]sL.Sakssida

Unknown disse...

O problema é que as pessoas vulgarizaram tanto este conceito que qualquer tristeza é confundida com depressão.

Quando nós profissionais sabemos que isso é mais sério e mais delicado.

Bjs.

Gisele disse...

Amiga, adorei o post.
Até pq minha mãe passou por esse problema ano passado e sei bem como isso é difícil e complicado. Muito legal vc explicar tudo, pois, a doença é meio complicada de se indentificar, as pessoas ás vezes até tem um certo preconceito em procurar ajuda e ser chamado de "louco".
Parabéns mais uma vez pela iniciativa.
Bjs linda!!!

Gilberto Porcidonio (Puppet) disse...

E parece que o Mal-do-século se tornou contemporâneo...
Abraços!

MaxReinert disse...

... muito bom este post... principalmente por diferenciar "depressão" de "tristeza"....

Com certeza eu sou um desses que ao invés de ajudar, atrapalha...

agora já estou "informado"!!!!!
Bigadão!

Climão Tahiti disse...

Falou dizer que apesar da tristeza ser uma característica das mais comuns, nem sempre a pessoa deprimida apresenta essa tristeza.

Tem gente que pode estar deprimido e sofrer em silêncio, na solidão da noite, enquanto ninguém está lá para perceber seu sofrimento. E durante o dia demonstrar apenas pequenos sinais, quase imperceptíveis mas que podem não ser levados a sério dependendo do quanto a pessoa se dedica a esconder seu estado de espírito.

Geralmente são os que mais cometem suicídio... Os falsos felizes.

young vapire luke lestat disse...

Já havia comentado este poster anteriormente.

[]s L.Sakssida

Arthurius Maximus disse...

Tive uma depressão, quando parei de trabalhar. Foi muito chato. Meu blog me salvou. Hoje arrumei um meio de encher o saco dos outros. Aí eu fico contente.

RoZangela Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RoZangela Monteiro disse...

Olá Verônica, vim agradecer a sua visita em meu Blog e aproveito p/ parabenizá-la pelos seus posts q nos ajudam a entender melhor o universo da Psicologia. Beijos.