quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Pânico




Finalmente, depois de um período bemmmm corrido, finalmente estou voltando a escrever.

A pedidos, vou começar aqui uma série de posts sobre os maiores problemas que encontramos na área de psicologia atualmente, voltando á proposta inicial do meu blog. Irei agora começar a tratar de temas que estão presentes no cotidiano de minhares de pessoas do mundo inteiro.
Por influência de uma amiga, vou começar sobre um transtorno muito comum a "Síndrome do Pânico", ou "Transtorno de Pânico"que é algo que atinge 3% a 4% da população do mundo todo. Um número bastante grande considerando os bilhões de habitantes do mundo não é???
Você pode imaginar o que é sentir isto ?

"De repente os olhos embaçaram, eu fiquei tonto, me senti meio fora da realidade, comecei a ficar com medo daquele estado, eu não sabia aonde ia parar, eu não sabia por que..."
" ...era uma coisa que parecia sem fim, as pernas tremiam, eu não conseguia engolir, o coração batendo forte, eu estava ficando cada vez mais ansiosa, o corpo estava incontrolável, eu comecei a transpirar, foi horrível..."
"Depois da primeira vez eu comecei a temer que acontecesse de novo, cada coisa diferente que eu sentia e eu já esperava... ficava com medo, não conseguia mais me concentrar em nada... deixei de sair de casa, eu não conseguia nem ir trabalhar."
"Quando começa eu já espero o pior, "aquilo" é muito maior do que eu, o caos toma conta de mim, é como uma tempestade que passa e deixa vários estragos... principalmente eu me sinto arrasada. Eu sempre fico com muito medo de que aquilo ocorra de novo... minha vida virou um inferno."

Por estes relatos, que poderiam ser de diferentes pessoas que sofrem de Síndrome do Pânico, é possível identificar o grau de sofrimento e impotência que estas pessoas sentem ao passar pelas crises de Pânico.
A pessoa sente como se estivesse com algo muito errado em seu corpo, pois este se comporta de modo muito "estranho", "louco", porém os exames clínicos
não detectam nada de anormal com seu organismo.
É muito comum as pessoas irem ao cardiologista supondo ser esta a solução, porém nada aparece nos exames, tudo está "normal". Porém as crises continuam, e com a ansiedade, podem até piorar. Elas se muitas continuam se perguntando "o que há de errado comigo?", e, a menos que seja atendido por um profissional sensível e com conhecimento da área, a "peregrinação" pelos consultórios médico continuarão até que sejam encaminhados a um profissional da área Psi (veja o meu post
http://psiscc.blogspot.com/2007_07_01_archive.html). Bem, vamos entender um pouco mais sobre o que é a síndrome:

A Síndrome do Pânico é um transtorno psicológico caracterizada pela ocorrência de inesperados ataques de pânico e por um estado de expectativa ansiosa sobre a possibilidade de ter novas crises.
Os ataques de pânico - ou crises de pânico - consistem em períodos de intensa ansiedade e se iniciam geralmente a partir de um susto em relação a alguma sensação do corpo. As sensações disparadoras podem ser variadas, desde uma alteração nos batimentos cardíacos, uma sensação de perda de equilíbrio, tontura, falta de ar, alguma palpitação diferente ou um tremor, por exemplo.
A partir deste susto inicial, começa um processo de medo e ansiedade que vai crescendo até atingir um alto grau de intensidade em que a pessoa se sente em estado de desespero e pânico.
Há alguns sintomas típicos da tanto durante as crises de pânico como nos intervalos entre elas.
Os sintomas mais comuns da Síndrome são:

Dor no peito
Sensação de engasgo
Palpitação
Tremores
Falta de ar
Rigidez
Ondas de frio ou calor
Palidez
Sudorese abundante e fria
Reflexos intensificados (hipervigilância)
Formigamento das mãos e pés
Sensação de morte ou loucura eminente
Tonteira, Vertigem, Instabilidade,
Fraqueza, Sensação de desmaio
Sensação de perda de controle, dificuldades no pensamento linear e lógico.
O importante é ser detectada o mais rápido possível, a fim de diminuir o sofrimento do paciente, e começar logo o tratamento. O tratamento deverá ser em conjunto com um psiquiatra, que entrará com uma medicação para aliviar os sintomas de ansiedade, e da depressão que geralmente vêm associada. Mas o principal também é fazer um acompanhamento com um profissional da área de Psicologia ou Psicanálise, pois, só através da psicoterapia a causa e os sintomas serão trabalhados de forma eficaz.
Temos que tentar perde o medo de se cuidar, principalmente quando o problema é de ordem afetiva ou emocional, ainda existe o preconceito em procurar ajuda profissional, geralmente agente só vai procurar ajuda de um psicólogo quando todas as outras formas de tratamento já foram excluídas (muita gente, inclusive, vai até para pais-de-santo, fazem promessas, sessões de exorcismos, etc...; quando apenas algumas consultas com o psicoterapeuta seriam necessários), gastando tempo e dinheiro com algo que seria bem mais simples e eficaz.
Esperamos que esse post tenha sido esclarecedor para alguns, e eficaz para outros....
um abraço.

32 comentários:

Anderson disse...

Bem, felizmente nunca tive, espero nunca ter. Pelo menos, agora sei como me prevenir e as doenças. Bom post, e obrigado por me informar.

Rafa disse...

Gostei muito do que li. Minha mãe passou por esse problema, e é sempre bom poder encontrar informações sobre o assunto.

Belo blog. Vou voltar, sem dúvida.

Abraço

Thais G. disse...

Obrigada por atender ao meu pedido Verônica. Só quem passa por isso é que sabe o quanto é assustador. Como lhe falei ontem, a pessoa sente como se a morte estivesse batendo a sua porta. É horrível, tanto pra quem tem, como pra quem convive com alguém que passa por isso.
Vou refletir a respeito e não vou ficar só no tratamento com remédios, vou procurar pelo menos a biodança.

Abraços.
O post é de grande valia pra esclarecimentos, derepente alguma pessoa que tenha a síndrome e nem saiba que tem , como foi o meu caso antigamente, possa agora estar lendo o seu post agora.

Bruno Soares disse...

Meus parabéns pelo seu blog. A psicologia é uma área muito interessante. Este post foi de suma importância pois muitas pessoas podem ter a síndrome do pânico e não sabem e como tu falou, recorrem a "pais de santo" que não resolvem nada, e tem preconceito em procurar ajuda, o que é lamentável.
Abraço.

Unknown disse...

eu tenho um amigo que tem.. mas nem falo com ele eh amigo da minha mãe.

eh bom ler sobre isso
tipo informações...
pra identificar..

Lalo Oliveira disse...

Muitíssimo interessante o seu blog, camarada!
Eu farei psicologia! =D
Embora meu blog seja de poemas...
Farei letras também.
hehehehe
Muito bom o post. Bastante informativo.

=]

Anônimo disse...

Hoje em dia, se pesquisarmos a fundo, muita gente te sintomas desta síndrome. Afinal pânico é o que não nos falta.

c disse...

Excelente postagem.
Vou indicar seu blog a um amigo que sofre com a sídrome do pânico...


beijão

Thais G. disse...

Verônica tem um poeminha lá no meu blog, em homenagem a nós, mulheres!

é bem engraçadinho...rsrsr

abraços!

Anônimo disse...

muito bom, eu tenho um amigo que foi dignosticado com esse problema

a questao eh que por preconceito, ou ignorancia mesmo, ele nao esta sendo tratado. na verdade ele esta sendo comparado como louco

eh , se as informaçoes fossem mais abrangentes, talvez isso nao estivesse acontecendo.

________________________________

assim como sou um leitor de seu blog, peço que me faça ao menos uma visitinha.

http://pitakus.blogspot.com

abraços

Anônimo disse...

vlw pelas informações!

xD~~

R Lima disse...

Blog assim é para ser preservado moça... q boa aula a ser lida e aprendida..

Não me considero portador, mas qm de fato, analisando bem, nunca o teve..

Quem em situação normal do seu cotidiano dia nunca sentiu medo do agir... vontade de fugir.

As vezes não sabemos dos momentos reais de vida em síndrome..

Bjs,



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

César Schuler disse...

Caramba!
ótimo post^^

young vapire luke lestat disse...

maravilhoso o seu blog, poderia dizer se tratar de um blog de utilidade pública .

parabéns moça


[]s L.Sakssida

Anônimo disse...

VÊ!!!!

Qntas vezes senti algo parecido com o q vc descreveu e não tinha me dado conta da possibilidade de ser um problema de tamanha intensidade...

Sinceramente, irei começar a prestar mais atenção em mim !!!!

Mil beijos amiga!!!

Obg por td de bom q vc tem feito por mim!

Adorooooooooooooo!!!

Infinitamente

Thais G. disse...

amiga, eu achei o significado na internet, enfim...
não sei se é verdade, mas como falei
ainda bem que latim é ligua morta!
bj

Gisele disse...

Gostei muuuito do post amiga.
bela iniciativa. Minha mãe passou por problema semelhantes a esses e é sempre bom encontrar informações sobre o assunto.

Então querida, passei dias longe por motivos de força maior, mas já estou de volta!
bjs e ótima semana pra ti!

Anônimo disse...

Legal o blog. Parabéns!

http://pontoperdido.blogspot.com
Ponto Perdido

Henrique Fogli disse...

Adorei o blog! Voltarei sempre!

Anônimo disse...

Muito bacana sua iniciativa de abordar este assunto tão presente na sociedade atualmente.

abraço!
http://somdosom.blogspot.com/

Bernardo Lima disse...

realmente deve ser horrivel ter síndrome do pânico...
nem me imagino com essa doença, visto q frequento milhares de lugares com muita gente...jogos de futebol, por exemplo...
um bj!
gostei do seu blog, um banho de informação!

Climão Tahiti disse...

Eu tive isso, ainda tenho, e aprendi a me controlar com o passar dos anos.

Tive minha primeira crise em um bar de Ipanema, enquanto as pessoas conversavam a minha volta tudo se distorcia, tudo parecia estranho demais, morto, e ao mesmo tempo queria sair dessa situação e parar. Pensei que fosse por causa das cervejas que tinha bebido, mas quando tive sóbrio, me desesperei.

Apenas deixou em mim uma seqüela, pois como usei o computador pra me "curar" (ocupava a mente ficando na Internet) acabei me tornando dependente tanto de computador quanto de internet.

Nunca procurei tratamento, pois não tenho confiança nas pessoas tanto próximas quanto distantes para me abrir ao ponto de descobrir eventuais causas do mal. E como sempre odiei depender de outras pessoas para fazer algo que podia fazer, me aventurei em busca de uma solução, e como não via cura, não quis me tornar dependente de terapias ou remédios, tentei me resolver sozinho.

Dei um jeito, não que perfeito, mas hoje em dia sobrevivo bem, mesmo sabendo que a qualquer momento terei recaídas absurdas. Mas é a vida, vai me acompanhar até a morte, e me recuso a tomar medicações ou tratamentos.

MaxReinert disse...

...pois, conheci algumas pessoas que tiveram essa sindrome e pude acompanhar o sofrimento delas... é realmente algo assustador!!!

Anônimo disse...

bom Post
Muito interresante

Anônimo disse...

muito interessante este seu post sobre esta doença. Tenho uma amiga que tem, mas ela não fala muito a respeito. Com estas informações saberei tentar ajudá-la melhor.
Obrigada
(e obrigada pela visita ao meu blog ^^)

bjus

Unknown disse...

Tive vários pacientes com Síndrome de Pânico e o interessante é ver como as pessoas demoram a procurar ajuda e mesmo tendo sintomas tão evidentes, as pessoas ao redor do paciente não se incomodam e acham que é "frescura".

Que bom vc colocar um pouco da nossa ciência mais acessível ao senso comum.

Te linkei.

Abraços.

Gisele disse...

Amiga!
que lindo seu coment lá no blog!
te considero muuuito já tbm... pessoas como vc são poucas e muuuuito especiais, saiba disso! pode contar comigo sempre tbm!
Bjs!!!

Anônimo disse...

Por isso que gosto desse Blog.
Tá aí um tópico que posso comentar tranquilamente, pois já tive síndrome do Pânico. Sim, eu, um rapaz de bem com a vida, nada de problemas, mas fui tomado pelo Pânico e pela Depressão.

Tá certo, hoje eu estou melhor, não digo curado, pois vira e mexe ainda sinto alguns dos sintomas, mas nada preocupante. Aliás, quando tenho alguns desse sintomas, sento e espero passar (literalmente).

Como você bem colocou, Verônica. Também passei por diversos consultórios tanto médicos como Psicológicos, mas no final das contas o que me ajudou muito foi admintir que tudo que estava ocorrendo era derivado a uma certa "enganação", sim, cérebro acreditava que estava morrendo e nada, nem ninguém iria consiguir mudar isso. Portanto, decidi (claro com ajuda médica) que a melhor saída seria re-educar o meu corpo e mente.

Sendo assim, quando as crises começavam, eu simplesmente, sentava em um lugar calmo/seguro e deixava o meu corpo ir até o final com aquilo tudo, ou seja, se ele quisesse morrer, então que morresse. E por incrível que possa parecer, foi dessa forma que consegui administrar esses sintomas e hoje sou uma pessoa melhor. :)

Posso concordar que muitos Psicólogos e médicos achariam essa atitude a mais errada possível, devido a possibilidade de ocorrer outras complicações devido à minha atitude, mas confesso que essa foi a melhor maneira ("Sentar e Esperar Morrer"). Com o passar dos dias, meu corpo já repondia positivamente a essa atitude e, assim, pode perceber que tudo aquilo era uma "farsa", pois morrer eu não iria, logo e estava me auto-enganando.

Enfim, essa foi a forma, com a qual, eu consegui melhorar.

Beijos e que outros posts como estes venham.
PS: Estou disposto a ouvir a bronca da Psicóloga. :D

Thais G. disse...

Oi Verônica!!!
passando mesmo pra deixar um abraço e dizer que estou a espera de teu proximo post.

bj!

Sarah Rubia Nunes disse...

adorei o blog, tenho a sindrome, fujo do tratamento.
Voltarei mais vezes com toda certeza

Bjs

Mmlet disse...

lya,
estou passando por esse problema a quatro meses, não conseguia nem levantar da cama , hoje já estou até freqüentando a faculdade, mas ainda nao consigo vivenciar cenas com barulho, agitação e multidões. estou fazendo terapia e tomando medicamentos, gostaria muito de saber mais técnicas para controlar as crises que são terríveis.Que bom saber desse blogg, você esta de parabéns.

Anônimo disse...

Eu tenho S.P é exatamente como vc descreve é terrivel, eu passo os dias desesperada com medo de morrer aqualquer momento, mas u ja tive pior agora estou melorando mais, graças a Deus. é muito muito ruim mesmo, o coraçao acelera 130 por min, vem a sensação de que vc vai ter um infarto, meu coro desfalece,eu nao consigo respirar, choro, grito, peço ajuda, é muito ruim. A noite a crise vem do nada e vc fica sem saber o que fazer... Antes eu tinha de 2 a 3 crise no dia, nao saia mais, tinha medo, sai do trabalho, me isolei, e queria esta sempre na companhia de quem eu confiava, agora as vezes eu tenho uma crise por que sou ansiosa, mas eu to tomando e usando o maior remédio que existe, o remédio da cura de todas as doenças que é A FÉ EM JESUS CRISTO! tem que ter fé e se cuida!