sexta-feira, 31 de agosto de 2007

DIA DO BLOG




Gente, estou me sentindo MUITO honrada!!!
Recebi 2 indicações para comemorar o Dia do Blog!!!!!:

Fui indicada pela minha colega blogueira Thaís (http://www.tao-diferente.blogspot.com/), para o prêmio The power blog schomooze.




"Este prêmio é uma tentativa de reunir os blogs que são adeptos aos relacionamentos "inter-blogs" fazendo um esforço para ser parte de uma conversação e não apenas de um monólogo.
Antes das regras, vale aqui uma definição de SCHMOOZE, vocês não vão encontrar facilmente o termo em algum dicionário convencional.


Schmooze: (Verbo) fofocar, jogar conversa fora, trocar idéias. (Substantivo) conversa, bate-papo.

Assim, de uma maneira mais ampla, o termo é aplicado à nós, blogueiros, que buscamos um relacionamento, uma conexão social com os outros blogs e blogueiros, gastamos um tempinho visitando e comentando nos outros espaços, travamos um certo nível de amizade com os outros.
Os bons schmoozers tem uma habilidade natural, dentro e fora da blogosfera, de fazer amigos novos ao longo do caminho. Não limitam suas visitas somente ao blogs de sucesso mas, gastam algum tempo para dizer um "oi" aos blogs novos também. São esses que incluem outros nas conversações "inter-blogs", seja mencionando, linkando ou trocando banners, seja convidando para memes e desafios. Digamos que sejam blogueiros "camaradas".




Regras:



1. Se, e somente SE, você receber o "Thinking Blogger Award" ou "The Power of Schmooze Award", escreva um post indicando 5 (cinco) blogs que tem esse perfil "schmoozed" ou que tenha te "acolhido" nesta filosofia. (se não entendeu, leia a explicação no parágrafo anterior de novo).

2. Acrescente um link para o post que te indicou e um para o post do Mike, para que as pessoas possam identificar a origem deste meme.

3. Opcional: Exiba orgulhosamente o "Thinking Blogger Award" ou o "The Power of Schmooze Award" com um link para este post que você escreveu."
Eis então o idealizador do tema: Mike

Eu indico os seguintes blogs:




  1. Gotas diárias de sentimento- http://gotasdiariasdesentimento.blogspot.com/


  2. Nasci na época errada- http://nascinaepocaerrada.blogspot.com/


  3. Camilices - http://camilice.blogspot.com/


  4. One Life - http://flaromani.blogspot.com/


  5. Folhetin on line- http://web.mac.com/fabio.c.martins/Ankhmaya/FolhetimOnLine/FolhetimOnLine.html


bjus a todos!!!!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

7 FATOS CASUAIS










Fui convocada pela minha amiga Thaís (http://tao-diferente.blogspot.com/), para discorrer sobre 7 fatos casuais que ocorreram na minha vida. Vou procurar não desapontá-la, apesar de ser difícil achar só 7 fatos nessas minhas primaveras que possam ser contados em detrimento dos outros, além de mudar totalmente o estilo do meu blog, mas dessa vez dá p fazer!!!


  1. Acredito que fui uma adolescente chata, muito diferente da maioria das adolescentes que conheço, pois, como sou a mais velha de 3 irmãos, sempre fui muitooooo responsável, nunca bebi, fumei e nem só fui pensar em sexo quase na idade adulta... porém uma coisa que marcou minha vida foi quando, no 3 ano do 2 grau, decidi mudar de um destino certo para um vestibular de Direito, sonho de meu pai..., para Psicologia, um desejo e uma certeza apesar de ter somente 17 anos!!!!


  2. Aos 19 conheci o meu ex-marido, primeiro homem da minha vida, pai de meu filho, meu grande amor, com ele vivi momentos que foram da mais extrema felicidade para a maior agonia de desilusão que experimentei na vida!!!


  3. Com 4 anos de casada, tive a maior alegria da minha vida: NASCEU MEU FILHO!!!! Meu lindo Tiago, que me fez acordar para muitas responsabilidades, alegrias e me fez ser uma mulher mais decidida e mais coerente com minhas opiniões e lutas diárias. Por ele e para ele procuro fazer esse mundo mais humano, mais vivível. Luto para que ele tenha um mundo mais digno de se viver, onde as pessoas se respeitem e saibam conviver com as diferenças. Espero poder ensinar isso a ele, para que ele possa ser um ser humano melhor!!!


  4. Quando Tiago tinha quase 4 anos, outra reviravolta aconteceu na minha vida: me separei do pai dele!!! Dei meu grito de liberdade!!! Divórcio!!!!! Aprendi a viver só para mim e para meu filho, comecei trabalho novo, nova cidade, novos amigos, tudo novo..., me redescobri como profissional, pessoa, mulher, como gente!!!

  5. Em maio de 2003 resolvi mudar de vez para o interior, foi uma escolha difícil, mas precisava dar um rumo, pois vivia viajando e meu filho sofria com a separação. fomos todos para uma cidade chamada Santa Cruz do Capibaribe, saímos de Recife, capital do estado, uma metrópole com todas as "dores e delicias" de ser o que é..., para a "capital da moda do agreste", mais mudanças!!!!

  6. Ano passado, minha vida estava uma loucura, trabalhava na secretaria de educação, mas achava que podia fazer algo mais, me mudaram para a secretaria de ação social, novos desafios!!! O que culminou no meu engajamento (novamente, já que na faculdade sempre fui voltada para os movimentos de mulheres), dessa vez mais madura e decidida. Estamos organizando a Rede de Mulheres de Pe. Vamos á luta!!!

  7. Há.... como não podia deixar de falar de todas as amizades novas que fiz nessa jornada, e do apoio de amigos antigos... Novos amores, paixões adolescentes, farras e festas. A vida não é só trabalho!!!!! Aprendi a viver e tenho junto a mim pessoas que eu amo de verdade, obrigada a todos: Fabiana, Jaqueline, Tarssia, Willamy, Tallys, Dilma, Geórgia, .... ufa, são tantos que só tenho a agradecer!!! E descobrindo novos amigos a partir do blog, né??? Minha amiga Thaís que me indicou, a Carol, Camila, e outros tantos tb.... OBRIGADO A TODOS!!!!

Me falta um novo amor, mas quem sabe ??? Não desisto nunca!!!kkkkkkkkk


Agora vou indicar os outros 7 blogs para fazerem o mesmo!!!


1- Conjuntura Econômica e social - http://www.willamyfeitosa.blogspot.com/


2- Delírios ao meio dia - http://deliriosaomeiodia.blogspot.com/


3- Gotas diárias de sentimento- http://gotasdiariasdesentimento.blogspot.com/


4- Nasci na época errada- http://nascinaepocaerrada.blogspot.com/


5- O avesso da vida - http://oavessodavida.blogspot.com/


6 - Camilices - http://camilice.blogspot.com/


7 - One Life - http://flaromani.blogspot.com/


bjus

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

27 DE AGOSTO - DIA DO PSICOLOGO

PARABÉNS PSICÓLOGOS!!!!

O dia 27 de Agosto é o dia do psicólogo. São 45 anos da regulamentação da profissão no Brasil ( aprovação da Lei 4.119). Um pouco mais de um século como ciência, desde sua criação no laboratório de Wundt em 1879 na Alemanha. Desde então a Psicologia só tem crescido, ocupando espaços e desenvolvendo novos projetos de atuação profissional.

O psicólogo é essencialmente um pensador, um articulador entre a teoria e a prática, entre a intuição e o conhecimento. É um pesquisador em alerta. Todo seu trabalho deve estar balizado cientificamente, em qualquer área de atuação.O objeto de estudo do psicólogo é o ser humano com suas faces e interfaces com as demais ciências, onde se pensa em ser humano, lá aPsicologia poderá estar presente. Na saúde muito se fez, na educação, organizações, hospitais, nos projetos sociais, nos esportes, na área jurídica, etc...

Muito se têm para comemorar mas também muito temos que refletir e pensar acerca da nossa atuação profissional, temos sempre que prestar atenção as diversas nuances que temos que lidar no dia-a-dia, e estar preparados para lutar pelos nossos direitos, sempre prestando atenção aos nossos deveres enquanto profissionais da saúde mental.

Desde que me formei, já vi muita coisa em Psicologia, muitas erradas, mas muitas também positivas.

Parabéns Psicólogos, e vamos continuar nossa luta!!!!

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLITICA PARA AS MULHERES

VOLTEI!!!!!!!

Como disse no post anterior, nos últimos dias 17 a 20 de Agosto ocorreu em Brasília - DF, no Centro de convenções Ulisses Guimarães, a II Conferência de Politicas para as mulheres. Mais de 2 mil e quinhentas mulheres estavam lá reunidas para debater o plano nacional de politicas para as mulheres, que foi criado em 2004, destinado a promoção da igualdade entre homens e mulheres.

Após a conferência, mais alguns eixos norteadores foram acrescentados aos já existentes, ficando os seguintes temas para serem priorizados a partir da nova avaliação do plano:


  • automonia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania;

  • educação inclusiva e não-sexista;

  • saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos;

  • enfrentamento à violência contra as mulheres;

  • desenvolvimento sustentável;

  • direito das mulheres à terra e moradia;

  • cultura, comunicação e mídia não discriminatória;

  • enfrentamento a todas as formas de discriminação, entre elas o racismo, o sexismo e a lesbofobia;

  • políticas que assegurem a igualdade de tratamento entre as mulheres de diferentes idades e gerações;

  • mulheres nos espaços de poder.

Mas, com certeza, o eixo que mais se destacou e permeou todos os debates, foi sem dúvida, a necessidade urgente das mulheres assumirem seu espaço nos espaços de poder, lutar pelos seus direitos de uma forma paritária com a população masculina que domina as diversas esferas de poder no nosso país. É urgente defender a legitimidade da existência de politicas para as mulheres!!!!!


Viemos de uma história que cultua uma cultura patriarcal, machista e racista, onde as diferenças são acentuadas, e isso tem que mudar. Muda-se começando por um processo de conscientização do povo. E isso leva tempo!!!!


"Lutar pelos direitos das mulheres é mais do que denunciar as desigualdades de direitos entre os homens e mulheres, é assumir, também, o desafio de afirmar nossa diversidade e singularidades. Reconhecer as várias formas pelas quais a opressão e a exploração recaem sobre a vida real de cada mulher, destrinchá-las, denunciá-las, visibilizá-las, para construir desde já a possibilidade de desnaturalizar a dominação em razão de gênero, classe, raça, etnia, orientação sexual, ou geração." (JORNAL- FÊMEA )

Gostaria fazer minhas as palavras da presidenta do Chile, Michele Bachelet, quando ela fala da importância da participação política das mulheres:

"Quando uma mulher entra na política, muda a mulher... mas, quando muitas mulheres entram na politica, muda a politica"!!!!!!

Talvez seja isso que o Brasil precisa, a visão feminina,mais sensível, plena, articulada, .... das mulheres!!!!!!


Vemos que estamos a cada dia fortalecendo nossas convicções politicas, acredito que em breve estaremos colhendo os frutos da semente que estamos plantando. Precisamos não de idéias, mas de ações, somente assim poderemos ter um futuro mais democrático e igualitário!!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

MULHERES...

MULHER


(em definição)



Manuela Amaral



Mulher-Poesia que deixa no meu corpo bocados de poema
Mulher-Criança que desce à minha infância e me traz adulta
Mulher-Inteira repartida no meu ser
Mulher-Absoluta Fonte da minha origem






Caros amigos e amigas, estou indo nessa sexta-feira para BRASÍLIA, estarei participando nos dias 17 a 20 de Agosto da II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES!!!


Depois de uma grande luta para conseguir a vaga na conferência estadual, irei para a nacional. Imaginem o que significa para mim ir para um evento desse; estarei na Capital Federal, representando uma cidade do interior do agreste Pernambucano (sou Recifense com muito orgulho, mas escolhi Santa Cruz do Capibaribe para morar...), ainda mais que estamos engatinhando na questão de políticas para as mulheres!!!


Foi uma vitória sim, e gostaria de compartilhar com os meus novos amigos que estou formando aqui no blog. Lá estarão representadas mulheres de todo o país, e debatendo e lutando por direitos de todas nós!!! Independente de raça, credo, opção sexual, cor, classe social, ... estarão todas lá representadas.


O interessante é que o movimento feminista aqui no Brasil é lembrado com a famosa cena das mulheres queimando os sutiãs em praça pública!!!


Atualmente "Feminismos são movimentos políticos, mas também intelectuais e teóricos que buscam a desnaturalização, reconhecimento e a superação das relações assimétricas entre os gêneros feminino e masculino, reconhecendo também que esses não esgotam as experiências identitárias, nem sexuais de todos os indivíduos mas que, isso sim, representam uma estrutura binária por meio da qual os indivíduos são socialmente (mas não naturalmente) classificados."
Podemos, então dizer que o movimento feminista está muito além do que "queimar sutiãs", ou pregar a supremacia feminina.


Psicologicamente homens e mulheres reagem de forma diferente, mas isso não significa dizer q são melhores nem piores que os outros. São só diferentes, mas devemos reconhecer os direitos e deveres de cada um de forma igualitária. Tanto um quanto outro gênero tem qualidades e defeitos, capacidades e limites. Ser feminina nunca é demais. É admitir e reafirmar o que se é: mulher. Com ares de boneca, de malvada ou de própria personagem, o desvencilhar do sexo oposto também na escolha e no uso de produtos acaba por enaltecer ambos: o homem e a mulher. Complementares, mas diferentes, independente da orientação sexual que se tenha, cada um tem seu valor e seu lugar no mundo atual.


Estarei lutando em Brasília para que todas as mulheres possam ser respeitadas, tenham consciência dos seus direitos, saibam que são capazes e possam reivindicar uma maior qualidade de vida para si mesma e para sua família.


O interessante é que Santa Cruz do Capibaribe, "A Capital da Moda" do agreste PE, cresceu e se desenvolveu pela força das mulheres que aqui habitam, lutam, costuram, criam, gerenciam, suas empresas (ou "fabricos" como chamam aqui), mas ainda desconhecem sua força política e econômica. Por isso eu vou, para poder trazer de volta para a cidade uma nova visão do que é ser mulher!!!!!!


Até a VOLTA!!!!!!!


sexta-feira, 10 de agosto de 2007

FAZER DIFERENÇA!!!!!



O JOVEM E A ESTRELA DO MAR



Um homem sábio fazia um passeio pela praia, ao alvorecer. Ao longe, avistou um rapaz que parecia dançar ao longo das ondas. Ao se aproximar, percebeu que o jovem pegava estrelas do mar da areia e as atirava suavemente de volta à água. E então o homem sábio lhe perguntou:
“O que você está fazendo?”
“O sol está subindo e a maré está baixando; se eu não as devolver ao mar, irão morrer.”
“Mas meu caro jovem, há quilômetros de praias cobertas de estrelas do mar ... Você não vai conseguir fazer qualquer diferença.”
O jovem se curvou, pegou mais uma estrela do mar e atirou-a carinhosamente de volta ao oceano, além da arrebentação das ondas. E retrucou:
“Fiz diferença para essa aí.”
A atitude daquele jovem representa alguma coisa de especial que existe em nós. Todos fomos dotados da capacidade de fazer diferença. Cada um de nós pode moldar o próprio futuro. Cada um de nós tem o poder de ajudar as pessoas e as instituições a atingirem seus objetivos.
(uma história inspirada em Lorem Eiseley
“O jovem e a estrela do mar .”)


Essa estória me foi apresentada na época da faculdade, e foi a mensagem da minha turma de psicologia. Ela marcou sensivelmente minha forma de vida, de trabalhar, de me relacionar...

Sempre que faço algo, me proponho a dar o melhor de mim, pois com certeza, assim irei fazer diferença para alguém.

Como profissional da saúde mental, é meu dever observar alguns parâmetros e paradigmas para minha vida. A vida moderna está nos afastando cada vez mais uns dos outros, estamos ficando individualistas e insensíveis. Não nos importamos, muitas vezes, com a influência do nosso comportamento nos outros, ou no meio em que vivemos, trabalhamos, estudamos. Quantas vezes voçe pegou sendo acusado de querer se aproveitar de uma situação, ou simplesmente de interesseiros, quando, simplesmente o que queremos é fazer nosso dever, nossa função...
Quando eu, por ex., jogo lixo no lixo, guardo meu material de trabalho com cuidado, abro a porta para alguém passar, sorrio para as pessoas (muitas que eu nem conheço...), trato bem meus semelhantes; não faço para ter algo em troca, faço simplesmente porquê alguma diferença estou fazendo para alguém. Será que o meu "bom dia, como vai?(juntamente com um sorriso verdadeiro)", não será o que aquela pessoa esteja precisando naquele momento??? Não o bom dia em si, mas um rosto amigável????
Quantas vezes nós não precisamos desse rosto amigável???? Fico muito feliz quando encontro alguém , ex-cliente, ex-aluno, que chegam para mim e falam : "foi tão bom aquela atitude, palavra, gesto, que vc fez..."
Fico profundamente satisfeita em poder ter feito diferença para essas pessoas.
Quando releio esse texto acima, fico sempre pensando se continuo agindo com essa preocupação...
E voçe??? Já pensou se sua atitude diária, não está fazendo diferênça para alguém?????

sábado, 4 de agosto de 2007

MUDANÇA....

MUDANÇA: s. f.,
acto ou efeito de mudar;
alteração;
transformação;
modificação;
deslocação;
variação;





Mudar nunca é fácil...., isso é a grande verdade!!! Porém nos deparamos com esse desafio constantemente na nossa vida.

Uma escola nova, casa, família, trabalho, faculdade, amigos, amor....

Nossa, como é apavorante!!!!!

Imaginem o quanto necessitamos de usar da nossa capacidade de adaptação, toda vez que nos deparamos com algo novo...


Mas, sem nos perceber, vivemos nesse processo quase que diariamente, pois o próprio processo de aprendizagem é um processo de mudança.

“Aprender é relacionar-se verdadeiramente”

Partindo da ideia que estamos mostrando aqui desde o último post, observamos que que o homem é um ser de relação, isto é, é somente através do contato com outros homens/mulheres que ocorre o desenvolvimento e crescimento deste homem/mulher como um ser humano. Caso contrário, não haveria o desenvolvimento da sua “humanidade”.

Infelizmente esses contato estão cada vez mais distantes e difíceis de ocorrer na nossa realidade. Talvez por isso observamos cada vez mais uma "desumanização" da nossa espécie!!!! Muitos estão cada vez mais desacreditados em nós mesmos!!!

Observamos, então, que o ser humano atual vive uma crise existencial que é reflexo das maneiras deturpadas de nos relacionarmos com o nosso semelhante. Existe um “vazio” generalizado que é observado no grande número de “recursos” que o homem utiliza para procurar diminuir este vazio existencial : um exacerbamento da importância de algo místico e sobrenatural que verificamos na atual disseminação de seitas e rituais que procuram paliativo para solucionar esta crise. Geralmente elas têm um efeito placebo-catártico na população. Ajudam, mas não trabalham a questão profundamente.O ser de relação tornou-se ser individual, pois não entra mais em contato com o outro ser, mas sim com o que pode-se aproveitar deste relacionamento. Infelizmente nos acostumamos a nos relacionarmos com uma máquina do que com outros seres humanos.
Nós mesmos, "viciados" pela internet, paremos um pouco para pensarmos em quanto tempo nos passamos na frente de um computador... Quantas vezes você esperou para ter uma "folguinha" no trabalho, não para conversar com seus colegas, mas para correr para o computador e ter acesso as informações que este nos disponibiliza???

É... pensemos em como estão as nossas próprias relações interpessoais... Quanto do nosso tempo estamos disponibilizando para as pessoas significativas da nossa vida??? Espero que possamos pensar e agir um pouco mais sobre isso!!!

De minha parte, com licença, irei assistir um filme com meu filho e comer pipoca... querem?????

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

GENTE GOSTA DE GENTE


“ANIMAIS ANDAM EM BANDOS GERALMENTE, MAS APESAR DE ESTAR JUNTOS, CADA UM SE PROTEGE COMO PODE CONTRA O PREDADOR, BASEADO NO INSTINTO DE SOBREVIÊNCIA.”

"O SER HUMANO JÁ NASCE PREDISPOSTO A TER COMPANHEIROS, MUITO MAIS QUE QUALQUER ANIMAL, ELE É O SER QUE MAIS NECESSITA DO OUTRO PARA SOBREVIVER."
O mundo moderno está cada vez mais formando pessoas individualistas e sozinhas. Ninguém mais se preocupa em apreciar o valor e a experiência verdadeira de cada relacionamento interpessoal. Não conhecemos mais nossos vizinhos, não nos envolvemos mais com as pessoas, e sim com “o que se pode aproveitar delas”, e não como elas são verdadeiramente. A cada dia amamos mais as coisas e usamos mais as pessoas. E este comportamento é refletido (ou reflexo) nas diversas áreas de relacionamentos em nossa vida. Não temos mais um comportamento verdadeiro e genuíno com as pessoas que estão próximas, na nossa família e amigos.
A importância da aprendizagem na vida de um ser vivo varia conforme sua espécie. Entre os animais inferiores constituem uma parcela essencialmente pequena das reações totais do organismo. Um protozoário, por exemplo, já nasce com suas características de vida definidas, e o seu período de “infância”, praticamente, não existe. À medida que se ascende na escala animal, o período da infância, a capacidade de aprender e a importância da aprendizagem na vida do ser vivo aumenta, em decréscimo dos comportamentos inatos ou instintivos. Geralmente a aprendizagem é lenta e de pequena extensão na vida animal. O homem é o ser que tem menos reações instintivas e um maior período de infância, o que faz com que seja de fundamental importância à aprendizagem para sua sobrevivência. O bebê humano, dentre todas as espécies, é o que se apresenta mais frágil e indefeso durante o maior tempo possível. A longa duração da sua infância e dependência faz com que ele seja o animal que possui a maior capacidade para tirar proveito da experiência.
E afinal, quanto tempo mesmo necessitamos para se tornar “independentes”?...
Na verdade, continuamos com a necessidade do outro durante praticamente toda a nossa vida, não é verdade???
Saímos durante a vida, acumulando “papéis sociais”, mas não deixamos de necessitar do outro para sermos seres completos.
A família tem fundamental importância na forma como aprendemos a lidar com os outros. Qual o exemplo de valor humano eu dou ao meu filho em casa??? Quanto de mim eu dou a ele???
O respeito, a valorização da vida, do outro, das idéias e valores sociais são desenvolvidos na infância, durante o desenvolvimento da personalidade, e mais do que teoria, precisamos dar a prática para nossos filhos...Como somos enquanto pessoas, enquanto seres humanos???