sábado, 4 de agosto de 2007

MUDANÇA....

MUDANÇA: s. f.,
acto ou efeito de mudar;
alteração;
transformação;
modificação;
deslocação;
variação;





Mudar nunca é fácil...., isso é a grande verdade!!! Porém nos deparamos com esse desafio constantemente na nossa vida.

Uma escola nova, casa, família, trabalho, faculdade, amigos, amor....

Nossa, como é apavorante!!!!!

Imaginem o quanto necessitamos de usar da nossa capacidade de adaptação, toda vez que nos deparamos com algo novo...


Mas, sem nos perceber, vivemos nesse processo quase que diariamente, pois o próprio processo de aprendizagem é um processo de mudança.

“Aprender é relacionar-se verdadeiramente”

Partindo da ideia que estamos mostrando aqui desde o último post, observamos que que o homem é um ser de relação, isto é, é somente através do contato com outros homens/mulheres que ocorre o desenvolvimento e crescimento deste homem/mulher como um ser humano. Caso contrário, não haveria o desenvolvimento da sua “humanidade”.

Infelizmente esses contato estão cada vez mais distantes e difíceis de ocorrer na nossa realidade. Talvez por isso observamos cada vez mais uma "desumanização" da nossa espécie!!!! Muitos estão cada vez mais desacreditados em nós mesmos!!!

Observamos, então, que o ser humano atual vive uma crise existencial que é reflexo das maneiras deturpadas de nos relacionarmos com o nosso semelhante. Existe um “vazio” generalizado que é observado no grande número de “recursos” que o homem utiliza para procurar diminuir este vazio existencial : um exacerbamento da importância de algo místico e sobrenatural que verificamos na atual disseminação de seitas e rituais que procuram paliativo para solucionar esta crise. Geralmente elas têm um efeito placebo-catártico na população. Ajudam, mas não trabalham a questão profundamente.O ser de relação tornou-se ser individual, pois não entra mais em contato com o outro ser, mas sim com o que pode-se aproveitar deste relacionamento. Infelizmente nos acostumamos a nos relacionarmos com uma máquina do que com outros seres humanos.
Nós mesmos, "viciados" pela internet, paremos um pouco para pensarmos em quanto tempo nos passamos na frente de um computador... Quantas vezes você esperou para ter uma "folguinha" no trabalho, não para conversar com seus colegas, mas para correr para o computador e ter acesso as informações que este nos disponibiliza???

É... pensemos em como estão as nossas próprias relações interpessoais... Quanto do nosso tempo estamos disponibilizando para as pessoas significativas da nossa vida??? Espero que possamos pensar e agir um pouco mais sobre isso!!!

De minha parte, com licença, irei assistir um filme com meu filho e comer pipoca... querem?????

44 comentários:

Camila Mossi disse...

É mudanças assustam, e essa coisa de relações humanas está cada vez mais complicada... qdo nos relacionamos nos deparamos com um ciclo de interesses... falsidade, qdo não, nos deparamos com esse vazio, essa falta de maerial humano... onde vamos chegar com tudo isso? Díficil saber... mas não vai ser nada bom!
bju

Anônimo disse...

Mudanças são "assustadoras" mas muito importantes... as vezes a msm he mt julgada pelos outros, mas confio muito mais na minha intuição d q no julgamento falho de alguns..
enfim, bom post, c quiser da uma passadinhh no meu!

abrass

Juliana Farias disse...

mudando de aassunto...

quero sim!!
ql o filme???
pipoca??
ahhh so se for doce!!

:P

bjos

Unknown disse...

Pois é Vê...
Mudanças assustam msm! Principalmente qndo vc enxerga q tem q haver essa mudança mas vc não encontra forças para realizá-la!
Mas geralmente por pior q sejam, elas sempre trazem algo de bom! Nem q seja certeza d q vc é suficientemente forte para passar por elas e continuar de cabeça erguida seguindo seu caminho.
Te adoro mto!!!
Obg por ser minha amiga, por ser uma mente pensante q sempre tem algo de novo e bom pra me acrescentar!!

- Cah disse...

mudança, eu preciso de uma ;]
mudança de vida!

beijo! :*

Thais G. disse...

Gosto de seus textos porque sempre me remtem a uma reflexão.
Sabemos que o ser humano é de fácil adaptação, isso é até uma lei para sua sobrevivência, mas pra você, Verônica, como psicóloga, lhe faço a seguinte pergunta:

Por que será, que nós humanos, gostamos tanto de ter uma vida estável. Casamento, emprego fixo e afins...???

Parabéns novamente pelas reflexões,e obrigada pelo comentário em meu blog!

http://tao-diferente.blogspot.com/

Thaty disse...

Mudar é essencial... e aterrorizante... Amei seu post e seu blog.. bjos

Anônimo disse...

Realmente, mas algumas mudanças também nos "obrigam" a nos afastarmos de algumas pessoas, perder um pouco o hábito de um tempo com amigos e família.
As vezes, a gente não pára de fazer isso por causa do tempo, ou do cansaço, mas sim porque damos prioridade a coisas que não são tão importantes assim.

Com certeza passar ver filmes comendo pipoca com a minha mãe, seria uma mudança ótima na minha vida... haha.

Renata Andrade Chamilet disse...

O medo de mudar é paralisante, então a opção da maioria é a mesmice. Que pena. A gente pode muito mais que faz.
Parabéns pelo blog! ótimos títulos!

MaxReinert disse...

Eita... mudanças são importantíssimas!!!!

Recentemente passei por um processo assim, onde essa mudança evidenciou-se... meu blog acabou fazendo parte desse processo....

se quiser ler, escrevi algo sobre em : http://pequenoinventario.blogspot.com/2007/02/um-belo-dia-resolvi-mudar-e-fazer-tudo.html

bjzzzzzz

Mr. Rickes disse...

Realmente mudanças são dificeis. Talvez pelo comodismo ou medo. Não importa!
O que importa que apesar de dificeis elas são essenciais para nosso crescimento. Seja ele moral, ético, espitual ou qualquer outro tipo.
Mas penso que devemos mudar por nós mesmos e não por um outro alguém.

0/

Climão Tahiti disse...

Eu tenho pavor de mudança.

Prefiro nem falar no assunto.

Nil Borba disse...

Vc pegou no meu fraco... Mudança.

Sofri muito nos últimos meses em função de excessos de mudanças, umas necessárias outras inconsequentes, tantas obrigatórias..!! Mas, estou me aplumando agora e acho extremamente necessário saber quando e como mudar.
Beijos

. disse...

Mudança, não gosto dessa palavra, prefiro falar de adaptações...

Quase tudo se adapta principalmente quando nos referimos as questões humanas, é complicado passar por adaptações já passei por algumas como: nova cidade, novo emprego, nova turma, novos amigos, nos rumos, e esse cirlulo não fecha, minha vida sobre adaptações toda hora. Essas adaptações as vezes são otimas, entretanto outras nos fazer sofer, e em todas trazem atona refleções sobre passado, presente e futuro.


Parabéns pelo Blog, seus artigos estão cada vez melhores.


Milhões de Beijos Encantados

Willamy Feitosa

Ops! Quero assistir o filme e compartilhar da pipoca.

Anônimo disse...

Eu d novO!

xD~~


Parabens pelo Blog!

Gisele disse...

Cara, mudanças realmente me assustam... acho que a mais complicada pra mim foi me mudar de escola em pleno último ano escolar... deixar meus amigos e meus últimos 10 anos mais divertidos... mas até que não foi tão ruim assim, acabei conhecendo gente nova e tudo mais...
adorei seu post de hoje...
Parabéns!

e aceito a pipoca!
heheheee
abraços!!!

Anônimo disse...

Toda mudança inicia um novo ciclo na vida da gente.As vezes assusta, mas é só mudando que nos tornamos melhores, só aceitando as mudanças é que compreendemos o pq delas.

- Cah disse...

não é bem uma fase depressiva.
e também não é por amor a um filho que está por vir que eu vou deixá-lo viver num mundo à beira da destruição.
a reprodução humana é excessiva e o mundo está com uma superpopulação exagerada.
quanto ao sexo, pode haver cumplicidade de outras maneiras.

em fim, obrigado por comentar.
acho que já comentei este teu post.

Anônimo disse...

Post muito oportuno... Eu sou uma das que teme QUALQUER mudança!

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Mudanças assustam pelo desconhecido. Mas são fundamentais para crescermos. é através delas que aprendemos a enfrentar o que a vida nos reserva.

Anônimo disse...

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante", mudar,mudar e mudar sempre! Renovar!

bjos

Primo disse...

Muito Obrigado Veronica ... A vida a cada dia que passa nos prega peças e peças ... mas como você mesma disse, o sistema de aprendizado nos leva a adaptação necessária para todas as mudanças ... Vou visitar mais vezes ... Beijos :)

Floradas de amor disse...

Se agirmos com suavidade a vida fica leve, podemos seguir assim,
expandindo nossos caminhos... Como consequência, as mudanças e escolhas se tornam naturais.
~Ana Brunini

Antonoly Maia disse...

A mudança realmente gera muita ansiedade, principalmente em mim que sou um ser hiper ansioso rsrrsrs...
Muito bom seu blog, com certeza retornarei mais vezes!
Um beijo!

Unknown disse...

=D

Lindo blogl, senhorita psicóloga!
Sim, eu quero pipoooooooca!

=D

Pa[†φ] BEiJo disse...

realmente mudanças são complicadas, principalmente pq é uma coisa nova...

c disse...

linkei seu blog ao meu, ok?
bjoos

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto!
muito bom de verdade

José Bezerra Netto disse...

�Aprender � relacionar-se verdadeiramente� ...
pois eh o individualismo ainda eh soberano....
adoraria a pipoca, jah o filme depende...depois de qse um ano trabalhando em locadora a gente fica um pouco criterioso, e um tanto seletivo...rsrsrsr

Lety pagb disse...

eh por isso que eu adorrow esse blog

Lari Bohnenberger disse...

Eu tenho uma facilidade a me adaptar a lugares, pessoas, coisas, sentimentos novos. Porém tenho uma certa dificuldade em manter esse contato depois que ele deixa de ser novo. Eu sempre parto de um princípio otimista, de que tudo vai dar certo, de que as pessoas são boas, legais e generosas. Mas quando isso não se confirma (como acontece na maioria das vezes), sinto uma dificuldade muito grande em permanecer.
Parabéns pelo blog!
Bjs!

- Cah disse...

oi ;]

Lety pagb disse...

aaaaaah tiop ...botar um windows media player eh dificil ...mais tem uns sites que as pessoas usam bastante : www.odeo.com ,tem um monte de mp3 ...e video voec tem que ver se tem o embed
por exemplo no youtube embaicho da url tem o embed pra copiar...eh soh botar no post.

Lety pagb disse...

caramba cada comentario gigante aqui.

Unknown disse...

Olá, amei seu blog... Super interessante o assunto... Gostei mesmo... Ah, tem que assistir filme com o filho mesmo, os filhos adoram isso! =] Sempre querem a atenção dos pais! xD

Se puder passar no meu depois... =]

beijos!

http://malukaaddams.wordpress.com/

Anônimo disse...

Olá! td bem? achei seu blog bem interessante, até pq me interesso por psicologia, sou (quase) formado em filosofia. bom, mudanças são sembre bem vindas, mas no meu caso são sempre temidas, as vezes me acostumo demais com o mais cômodo... um beijo!

R Lima disse...

O processo de mudança é tão complicado qto de fato necessário.. só não muda qm em vida já morreu.

Mas corroboro contigo... é apavorante a MUDANÇA, pq de fato somos despreparados ao encontro do desconhecido.


O AveSSo agradece por suas visitas e a convida a ler um novo post.



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Flá Romani... disse...

Pois é.....hj foi uma dia horrível mesmo !!!! Ainda bem que falta 1 hora pra terminar esse dia ^^

;)

Jeffmanji disse...

Mudança é alg inevitável para tod e qualquer humano (menos para alguns)

Ora vc é uma coisa, ora é outra. Coisa meis natural do mund.

De uma vistinha no Arroto e conheça (se é que você já não conhece) OVOS EM IPANEMA.

Elza disse...

Mudança... ela veio para mim quando começou tudo dar errado, ai acordei paa vida!!
=]

Gisele disse...

Hehehehee
Já passei por aqui!
adoro teu blog!
abraços!!!

Red Letters disse...

O ser humano tem uma capacidade enorme de se adaptar a diversas situações, inclusive as ruins. A acomodação é uma constante, pois temos medo do novo. Contudo, devemos lutar contra esse sentimento, e buscar o caminho mais difícil, que com certeza é o melhor. Nada é perfeito, e sempre precisamos mudar alguma coisa em nós.
Abraços querida, fica com Deus.

Otávio B. disse...

é impressionante como fazer mudanças assusta...Assusta, porque dá preguiça...E a preguiça dá medo...E o medo diz que a situação que se vive, por pior que seja, não deve ser mudada.

Gostei demais desse seu post.

Beijos

hotspot_fortaleza disse...

AS MUDANÇAS ME APAVORAM ...

MAS, SEI QUE SÃO NECESSÁRIAS ...

BEIJOS

http://hotspotfortaleza.blogspot.com/