sexta-feira, 10 de agosto de 2007

FAZER DIFERENÇA!!!!!



O JOVEM E A ESTRELA DO MAR



Um homem sábio fazia um passeio pela praia, ao alvorecer. Ao longe, avistou um rapaz que parecia dançar ao longo das ondas. Ao se aproximar, percebeu que o jovem pegava estrelas do mar da areia e as atirava suavemente de volta à água. E então o homem sábio lhe perguntou:
“O que você está fazendo?”
“O sol está subindo e a maré está baixando; se eu não as devolver ao mar, irão morrer.”
“Mas meu caro jovem, há quilômetros de praias cobertas de estrelas do mar ... Você não vai conseguir fazer qualquer diferença.”
O jovem se curvou, pegou mais uma estrela do mar e atirou-a carinhosamente de volta ao oceano, além da arrebentação das ondas. E retrucou:
“Fiz diferença para essa aí.”
A atitude daquele jovem representa alguma coisa de especial que existe em nós. Todos fomos dotados da capacidade de fazer diferença. Cada um de nós pode moldar o próprio futuro. Cada um de nós tem o poder de ajudar as pessoas e as instituições a atingirem seus objetivos.
(uma história inspirada em Lorem Eiseley
“O jovem e a estrela do mar .”)


Essa estória me foi apresentada na época da faculdade, e foi a mensagem da minha turma de psicologia. Ela marcou sensivelmente minha forma de vida, de trabalhar, de me relacionar...

Sempre que faço algo, me proponho a dar o melhor de mim, pois com certeza, assim irei fazer diferença para alguém.

Como profissional da saúde mental, é meu dever observar alguns parâmetros e paradigmas para minha vida. A vida moderna está nos afastando cada vez mais uns dos outros, estamos ficando individualistas e insensíveis. Não nos importamos, muitas vezes, com a influência do nosso comportamento nos outros, ou no meio em que vivemos, trabalhamos, estudamos. Quantas vezes voçe pegou sendo acusado de querer se aproveitar de uma situação, ou simplesmente de interesseiros, quando, simplesmente o que queremos é fazer nosso dever, nossa função...
Quando eu, por ex., jogo lixo no lixo, guardo meu material de trabalho com cuidado, abro a porta para alguém passar, sorrio para as pessoas (muitas que eu nem conheço...), trato bem meus semelhantes; não faço para ter algo em troca, faço simplesmente porquê alguma diferença estou fazendo para alguém. Será que o meu "bom dia, como vai?(juntamente com um sorriso verdadeiro)", não será o que aquela pessoa esteja precisando naquele momento??? Não o bom dia em si, mas um rosto amigável????
Quantas vezes nós não precisamos desse rosto amigável???? Fico muito feliz quando encontro alguém , ex-cliente, ex-aluno, que chegam para mim e falam : "foi tão bom aquela atitude, palavra, gesto, que vc fez..."
Fico profundamente satisfeita em poder ter feito diferença para essas pessoas.
Quando releio esse texto acima, fico sempre pensando se continuo agindo com essa preocupação...
E voçe??? Já pensou se sua atitude diária, não está fazendo diferênça para alguém?????

35 comentários:

Tangerine disse...

Com certeza, a maior parte do tempo nem percebemos que um simples gesto faria uma grande diferença...
mutio bom o texto ^^

bju

c disse...

tento sempre fazer a diferença!

nas aulas de psicologia na faculdade a professora falava muito em ser o diferencial, ser o sal mesmo, e aprendi.
Nas pequenas coisas mostro minha atenção, dedicação, vontade de acertar, meu cuidado ao cuidar de um paciente, e com isso, sem perceber, vou me tornando diferente daqueles profissionais que ainda acham que médico, fisioterapeuta etc , precisam ser imparciais...

MaxReinert disse...

............com certeza!!!
Se cada um pensasse em agir nesse sentido muitas coisas não seriam como são hoje!!!
O problema é agir esperando algo em troca (mesmo que seja um grande mudança...)! Fazer algo pela necessidade de fazer algo e com certeza irá influenciar à outros!!!
[]'s

Anônimo disse...

porque pensar nos outros se podemos pensar em nos mesmos?

essa eh uma coisa louca naum? Eu acredito, mesmo que muitos ultimente tentam me convencer do contrario, que gestos individuais ajudam a melhorar o mundo.

Passe adiante...

_______________________


Se tiver tempo, leia meu post, eh sobre um assunto que com certeza vc compreende

http://pitakus.blogspot.com

abraços

c disse...

É Verônica... acho que pensamos mais ou menos igual, né?
nossos textos falam mais ou menos da mesma coisa: cada um fazer sua parte!

beijos

R Lima disse...

Quem se entrega aos outros em boas ações é sempre recompensado pela sua própria consciência..

Isso ainda hoje em dia vale a pena!!

Bj moça,



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

nossa nunca tinha ouvidor essa história .
agora vou fala pro meus locos amigos“O jovem e a estrela do mar .”)

pra eles enterder mais a vida q o mundo não tem o ser humana mais outra bilhões ,trilhões haa sei la..

mas foi muito bom o posts


depois passa no Blog do Rato
http://blog-do-rato.zip.net
http://blog-do-rato.zip.net

Do Outro Lado da Porta disse...

bela mensagem, creio que possuimos minhas missões nessa terra, mas que um delas é sem dúvida fazer a diferença na vida das pessoas que estao a nossa volta, seja com um sorriso, um abraço ou um simples aperto de mão. Aquilo que é pouco aos nossos olhos pode ser imenso para aqueles que realmente necesitam de algo. Parabéns pela consciência. Forte abraço e fique c Deus. Até mais

http://sky-shaka.blogspot.com/

Se possível, gostaria de receber tua visita...:)

(Não estou te visitando pra receber tua visita em troca não,rsrs, mas ficaria feliz se isso acontecesse)

Anônimo disse...

Essa história faz parte de minha vida há muito tempo. Se pudermos fazer a diferença na vida de alguém, nossa vida já vai ter valido a pena. Parabéns por pensar assim. Beijos

Thais G. disse...

Veronica, com certeza essas simples atitudes fazem a diferença, não só no nosso dia, mas no dia das pessoas que cruzam o nosso caminho.
Um sorriso adocica qualquer situação, faz o outro se sentir notado, e mantém um clima agradável no ambiente.

Um "bom dia" no supermercado, um "saúde" ao alguém espirrar, um "por gentilesa" ao invés de por favor, faz toda diferença.

Se todas as pessoas fizessem o diferencial na vida de alguém, o nosso cotidiano seria mais calmo e menos estressante.

Abraços da
http://tao-diferente.blogspot.com/

Anônimo disse...

Precisamos, ao menos,fazer a diferença para nós mesmos! O que vc falou é muito válido.

bjos

Climão Tahiti disse...

Eu tenho a teoria do círculo.

Ou da pirâmide, se preferir... Se eu fizer bem a 5 pessoas próximas, e essas pessoas em torno de mim fazem bem a 5 pessoas próximas, inclusive a mim, gera-se um círculo que pode resolver muito problemas.

Mas isso não acontece... O ego é mais forte.

- Cah disse...

Como já foi dito aqui,
coisas pequenas que podem ser feitas já resolveriam bastante coisa.
Existem pessoas que tomam atitudes e mais atitudes que não levam a lugar nenhum.
Boa reflexão.
bj ;*

Anônimo disse...

curti seu blog, que aborda de forma bem acessível os temas da psicologia.

MEu objetivo é o mesmo, porém na área jurídica. Meu Blog está engatinhando ainda, pretendo melhora-lo postando mais.

Se quiser fazer uma parceria é só me procurar.

http://dicajuridica.blogspot.com/


ABraço e bjs...

Slim Shady disse...

hum,interessante o texto,nunca tinha pensado nisso,alias até tinha,mas não desta forma,muito bom !

Do Outro Lado da Porta disse...

Passando pra te desejar tudo de bom....boa sorte e fica c Deus...abraço

Do Outro Lado da Porta disse...

kkkkkkkkkk.....que bom, espero ter vc como visitante assídua, futuramente estarei apresentando novos pensamentos. A interface do meu blog ainda esta em fase de testes, o que vc acha q pode ser alterado? ou acrescentado?Estou colocando teu blog nos meus favoritos. Abraço

VW disse...

Bela mensagem! Não devemos nunca deixar de salvar as estrelas!

Anônimo disse...

interessante reflexao, se alguem me desse valor, acho q poderia fazer diferença

bjs

Arthurius Maximus disse...

Qualquer coisa que fazemos ou deixamos de fazer, altera o cosmos. É o tal "efeito borboleta". é incrível imaginar que qualquer alteração que causemos ao meio, pode gerar alterações significativas na vida de pessoas que nem conhecemos. Mas é a pura verdade.

Anônimo disse...

vou colocar seu blog na minha secção "Recomendados".

COm a palavra PSicologia Em debate
em link =)


grande abraço.

Flá Romani... disse...

Que texto lindo, adorei

temos sempre que fazer a diferença, todos os dias

bjs

Anônimo disse...

Estou totalmentre de acordo com suas palaavras no texto!
Parabéns!

Paloma disse...

Bah concordo com vc!!
fazer a diferença eh mto importante...
Legal o texto tb!!!
Passa lha no meu depois!!
Bjinhuxxx

M. disse...

Cada um fazer sua parte é, de fato, importante. Mas não perder as esperanças no mundo de hoje é um pouco difícil.Minha visão de vida é muito mais trágica, mas creio que a paz, pelo menos individual, pode ser alcançada em partes.Por exemplo, fazendo a diferença para alguém ou, por que não, para si próprio.

Anônimo disse...

A qualquer momento que formos pensar assim, do jeito que o texto expõe, seria uma forma completa de sensibilidade humana, para demonstrar o tipo de sentimento aparecido que acontece ao encontro de uma outra pessoa.
Esses atos que ao total são subjetivos mas na particularidade ficam marcados como certeza de felicidade...
quando tratamos bem alguém, fazemos o mesmo a nossa alma.

abraços

Flá Romani... disse...

Obrigada Vê !!!! realmente amo a música que postei no meu blog !!!!

ah, tenha uma boa semana viu linda !!!!

beijos ;)

Fábio Jaques disse...

Adorei o texto e todo blog. Sou apaixonado por discussões do comportamento humano. visitarei sempre

Anônimo disse...

muito bom o post.
e o blog tambem!
até+...

Lety pagb disse...

eh verdade ...agente tem que ser mais assim.E muito lindo o jeito que voec falou .

Chapolim disse...

Infelizmente, as pessoas estão deixando de se enxergar como seres humanos. É mais fácil julgar as pessoas por sua conta bancário, ou modo de se vestir e até de falar...

Jeffmanji disse...

Bacana o seu post. Eu corroboro tudo o q vc diz!

hasta!

Anônimo disse...

tambem seria uma das coisas que fico martelando!
fazer a diferença!
cada um fazendo sua parte, mesmo achando sua atitude mediocre no meio de tanta gente
se todos pensassem que sao capazes juntariamos as gotas e formaria o oceano!

=)

---
http://luis-afc.blogspot.com/

Arthurius Maximus disse...

É pena é que poucos tenham coragem para fazê-lo.

Anônimo disse...

É engraçado porque enquanto estava a ler este texto estava a verme lá dentro, eu concordo plenamente no facto das pessoas não fazerem isso ao contediano porque para alem de nos priencher a nós prience a pessoa a quem cumprimentamos ,ao ajudamos a levar algo mesmo que não as conhecemos.
Acho que a vida poderia ser muito mais simples se as pessoas deixassem de ser insenciveis e croeis como são hoje em dia,sabendo que ja somos um humano mais evoluido do que a 50 anos atras a nivel de tecnologia mas quando se fala de empatia para a pessoas acho que ficamos piores!!!devido a ganacia